Home

 

 

 

 

 

Samurai Magazine
Bushido – O Caminho do Guerreiro
CD
Carimbo Porta-Jazz 2023

 

 

Com uma história longa no Jazz nacional, e internacional, Acácio Salero é um dos grandes nomes do Jazz nacional, e um distinto «filho do Norte». A sua biografia encontra-o na Escola de Jazz do Porto como aluno e professor, no Septeto de Jazz do Porto, no quarteto de baterias Tim Tim por Tum Tum ou no projecto de música popular Adufes, mas da mesma forma ao lado de Jim Black, Carla Bley ou Bill Goodwin. E é ele o mentor dos Samurai Magazine, que editou no final do ano passado Bushido – o Caminho do Guerreiro, que resulta do processo artístico da sua tese de mestrado.

O quarteto conta com o proactivo João Guimarães no saxofone, servido por uma secção rítmica assertiva. Sóbria, a teclista Dalila Teixeira, desenvolto Gonçalo Sarmento no contrabaixo, a quem Salero ofereceu espaço, e uma bateria discreta, mas atenta. 

Parece claro que Salero pretende, mais que exibir os seus dotes como instrumentista, apresentar-se como compositor; para o que invoca a espiritualidade, a filosofia e o treino samurai. Dir-se-ia que essa filosofia, que almeja a perfeição, transpira para o disco, tranquilamente.

 

João Guimarães (sa)
Dalila Teixeira (tec)
Gonçalo Sarmento (ctb)
Acácio «Salero» Cardoso (bat, c)

 

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)